quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Inglourious Basterds

Christopher Waltz - Inglourious Basterds

Começo por dizer que não gostei da saga Kill Bill, e que criei uma espécie de preconceito acerca dos filmes do Tarantino, e imaginei que este seria mais um devaneio do realizador do Pulp Fiction.
Mas a verdade, é que, Inglourious Basterds, é um daqueles filmes que passa a ser de culto, fiquei rendido à interpretação de Christoph Waltz (Coronel Hans Landa), sem dúvida um grande momento inspiração cinematográfica.

Um filme com muitas mutilações e balas, que consegue conjugar humor negro, suspense e comédia ao bom estilo Tarantino.

Magic Woman



Chan Marshall , talento e beleza não lhe falta. Mas como grande artista que é, nota-se que algo nela não bate certo. Se calhar o segredo de tanta genialidade é esse.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010

"Morreste-me" de José Luis Peixoto

Dedicado ao meu Avô.

"Pai. A tarde dissolve-se sobre a terra, sobre a nossa casa. O céu desfia um sopro quieto nos rostos. Acende-se a lua. Translúcida, adormece um sono cálido nos olhares. Anoitece devagar. Dizia nunca esquecerei, e lembro-me. Anoitecia devagar e, a esta hora, nesta altura do ano, desenrolavas a mangueira com todos os preceitos e, seguindo regras certas, regavas as árvores e as flores do quintal; e tudo isso me ensinavas, tudo isso me explicavas. Anda cá ver, rapaz. E mostravas-me. Pai. Deixaste-te ficar em tudo. Sobrepostos na mágoa indiferente deste mundo que finge continuar, os teus movimentos, o eclipse dos teus gestos. E tudo isto é agora pouco para te conter. Agora, és o rio e as margens e a nascente; és o dia, e a tarde dentro do dia, e o sol dentro da tarde; és o mundo todo por seres a sua pele. Pai. Nunca envelheceste, e eu queria ver-te velho, velhinho aqui no nosso quintal, a regar as árvores, a regar as flores. Sinto tanta falta das tuas palavras. Orienta-te, rapaz. Sim. Eu oriento-me, pai. E fico. Estou. O entardecer, em vagas de luz, espraia-se na terra que te acolheu e conserva. Chora chove brilho alvura sobre mim. E oiço o eco da tua voz, da tua voz que nunca mais poderei ouvir. A tua voz calada para sempre. E, como se adormecesses, vejo-te fechar as pálpebras sobre os olhos que nunca mais abrirás. Os teus olhos fechados para sempre. E, de uma vez, deixas de respirar. Para sempre. Para nunca mais. Pai. Tudo o que te sobreviveu me agride. Pai. Nunca esquecerei."

José Luís Peixoto In Morreste-me

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Sugestão Musical


Recomendo, uma agradável surpresa. Não os conhecia, até ao dia em que por acaso vi a actuação deles na Fnac de Braga. Muito competentes e profissionais para o facto de estarem actuar naquele espaço, com uma plateia tão pequena.

Bom fim de semana!


PS. Este comentário não tem nada haver com o assunto, Santana Lopes comentou na RTP a vinda do Papa.

Portugal o novo motor da Europa ou apenas um PIG!?

José Sócrates e Passos Coelho durante a reunião desta manhã em São Bento


A boa noticia e confirmando-se as previsões económicas, é que Portugal contra todas as expectativas, surpreendeu pela positiva, apresentando uma taxa de crescimento de 1,7% no primeiro trimestre, tornando-se o país com o maior crescimento registado na zona euro, superando inclusive os EUA. (A China é a próxima a ser ultrapassada)

De acordo com os dados, o crescimento é resultado de um aumento do consumo por parte das famílias, e das exportações.

Estou certo que não deixa de ser uma boa noticia, mas que tem que ser recebida com muita cautela.

A má noticia, é que o primeiro ministro, veio já anunciar um novo pacote extraordinário de medidas de austeridade, com vários agravamentos ainda que transitórios de impostos, com o objectivo de levar o défice das contas públicas para os 4,6% em 2011.

Resta então saber, que impacto vai ter este conjunto de medidas sobre a economia real, uma vez que vai haver uma nova retracção no consumo e desinvestimento público (Sou a favor de obras de proximidade, entenda-se saneamento básico, requalificação do parque escolar, de esquadras, hospitais etc.).

De todas as medidas negociadas entre o bloco central, a que eu realço, é a redução em cerca de 5 % nos salários auferidos pelos políticos, gestores públicos e BOYS em geral. (RTP e Companhia)

Esta ténue tentativa de tentar conferir alguma credibilidade aos nossos governantes, peca pela inconsequência , eu diria mesmo que é uma completa imoralidade, face aos constrangimentos financeiros que muitos portugueses que auferem ordenados mínimos, estão a suportar.
Estes senhores se querem merecer o respeito de qualquer trabalhador ou empresário no actual cenário, teriam de pelo menos cortar em cerca de 50% dos seus ordenados, e mais tarde, caso obtivessem resultados positivos voltar a recuperar parte do dinheiro que perderam.

Chama-se a isto trabalhar por objectivos, com sentido de Estado.

A realidade é que aumentar as receitas por via do aumento dos impostos, é a solução mais fácil, e que não obriga a fazer grandes estudos. O líder do PSD, falou em cortes no lado da despesa, mas o facto é que não se viu nada de concreto.

Para terminar, já há muito que se falava e antevia um cenário de recessão e de um inevitável corte nas despesas do estado, e foi preciso como já referi no post anterior uma ingerência de Bruxelas para por termo ao devaneio das grandes obras públicas, mas talvez a situação das contas do estado, possa ser um problema resolvido, caso as finanças do nosso país fique sujeita a auditorias realizadas pelos organismos da UE.

Mais um belo atestado de incompetência, passado aos governantes portugueses.



terça-feira, 11 de maio de 2010

Sugestão Musical




Recomendo........................

terça-feira, 20 de abril de 2010

O Monstro


Angela Merkel

Caros leitores.

Como é do conhecimento geral, a nossa pátria atravessa uma das mais complicados crises, com o Monstro (défice orçamental) a não dar tréguas, e a precisar de uma banda gástrica urgentemente, sob pena de lhe dar o fanico, dado o problema de obesidade mórbida, que ao que parece é crónica.

Contenção, parece quanto a mim, ser a palavra de ordem, no sentido de se procurar e alcançar o equilíbrio das contas do Estado, de modo a devolver confiança aos agentes económicos, e transmitir alguma credibilidade ao exterior de forma a captar investimento, e deixar os senhores das agências de renting a dormir descansados.

As badaladas agências de renting, que até agora não se ouvia falar, e que deram um precioso contributo para a crise do sub prime americano, que teve os efeitos que toda a gente conheceu, continuam descrentes quanto à capacidade de Portugal em resolver o problema do défice das contas do Estado, tendo decidido para tal baixar a notação de Portugal.

Meus caros, eu não pertenço a nenhuma dessas agências que se limitam a especular, e que tem interesses duvidosos, e quanto a mim deveriam ser sancionadas pelo comportamento asqueroso que tiveram no passado recente, mas o facto é que até, eu baixava o renting da dívida pública portuguesa face ao comportamento do governo.

Em primeiro lugar atendamos ao desempenho da economia nacional dos últimos anos, e não estou a falar das últimas décadas.

Portugal salva raras excepções, sempre apresentou crescimentos anémicos, medíocres face à média dos congéneres europeus.

Temos uma economia extremamente dependente do Estado, daí que eu acho que vivemos num Estado semi-comunista, em que este, está presente onde não deve, e ausente onde deve, isto muito por causa das famosas privatizações, de sectores estratégicos, que outra hora pertenceram ao Estado, e que sucessivamente foram sendo alienados muito por falta da capacidade visionária dos nossos políticos, que se movem na penumbra, e que mais tarde vão ocupar cargos nas administrações dessas empresas. (Uma forma de trair a Pátria)

Em segundo lugar, como é possível que no actual contexto financeiro e económico, o Governo tenha vindo anunciar que pretendia avançar com as megalomanias, como a construção do novo aeroporto, Tgv, a nova ponte sobre o Tejo, alegando que com estes investimentos (aplicava a teoria Keynesiana), iria dar o impulso necessário para que a economia recuperasse parte dos empregos perdidos. (Um modelo económico mais que esgotado. Um insulto à inteligência dos portugueses)

Sr. PM em traços muito gerais, penso que o caminho mais natural e razoável que se deve tomar nesta altura, é fazer esta equação muito simples, "se não há dinheiro, não há vicio".

Felizmente a chanceler Angela Merkel veio dar um puxão de orelhas a Sócrates, mostrando-se indisponível para os seus devaneios, tendo imposto ao governo português um necessário aumento da carga fiscal (aumento do IVA) para cumprir as regras do pacto de estabilidade e crescimento.

Srª Merkel um obrigado sincero pela ingerência.






quarta-feira, 7 de abril de 2010

Into the Wild - Trailer




Um grande filme.

É impossível ficar indiferente a um filme como este, que obra do acaso não foi galardoado com um oscar.

terça-feira, 23 de março de 2010

Um violador em telheiras.

Estava eu em casa muito descansado, quando ouço o pai com o pensamento um pouco desconcertado e diz-me, “ O violador de telheiras é do Benfica”.

Para quem ainda não ouvi, ou leu sequer uma notícia sobre essa personagem misteriosa e extremamente assexuada, o violador de telheiras de apenas 30 anos, é engenheiro de profissão e conta já com cerca de 40 violações no seu currículo, e como se não bastasse é benfiquista.

A novidade deste meu post reside no modus operandi da polícia judiciária para o apanhar.

Assim o violador foi detido com recurso a uma armadilha que os americanos que vivem no Alasca utilizam para capturar ursos pardos. Uma espécie de uma gaiola com uma boneca insuflável completamente nua, que serviu então como isco para a dita criatura.

Foi a solução encontrada para deter tão vil exemplar, que completamente surpreendido pela armadilha ficou desorientado tendo sido necessário alvejá-lo com tranquilizantes.

Será que consigo ser tão parvo como o jornalista que colocou esse título na capa do jornal?!

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Kings Of Convenience - Declaration of Dependence



Declaration Of Dependence, é o novo registo de originais dos noruegueses, kings of convenience, é mais um álbum recheado de melodias sublimes .

Tenho pena de não ter ido ao concerto deles no Theatro Circo, e de comprovar in loco a genialidade de Erlend Oye.

Bom fim de semana.




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Orçamento de Estado


Durante a semana passada muito se discutiu sobre as linhas orientadoras da política do governo em matéria orçamental, e a falta de entendimento entre as diferentes bancadas partidárias, antevendo muitos com esta falta de acordo o colapso do governo, e quem sabe mais umas eleições antecipadas. Resumindo mais trapalhada a caminho.

Dada a condição minoritária dos socialistas, coube então ao executivo essa árdua tarefa de encetar negociações à direita, dado que já era mais do que assente a indisponibilidade dos partidos de esquerda (PC e BE) para chegar a qualquer tipo de acordo. Enfim o mesmo de sempre, nem vale a pena fazer mais comentários.

Pensava eu, que a coisa iria ser complicada dado que o PSD e a sua líder ainda não tinham digerido a derrota das últimas legislativas, restando apenas por exclusão de partes o nosso CDS/PP, que poderia então viabilizar o OE.

Bem, e assim foi, o CDS lá manifesta a sua disponibilidade para negociar, impondo as suas condições, fazendo o que se exige aos partidos da oposição neste tipo de situações, que é de negociar e tentar ao máximo fazer valer o seu programa com que se apresentaram ao seu eleitorado nas ultimas eleições.

O moribundo PSD enfim, e dado o protagonismo do CDS, lá vem a público deixar claro que é um partido com sentido de responsabilidade, e manifesta a sua abertura para deixar passar o OE.

Mais uma vez fica bem patente, a falta de visão estratégica dos seus líderes do PSD, razão pela qual obtiveram aquela estrondosa derrota nas últimas eleições.

No meio desta trapalhada acabei por ficar intrigado com toda aquela entrega e troca de elogios mútuos entre esses dois vultos da política (Socas e Paulinho).

Pensei eu com os meus botões, este acordo com o Paulinho “trás água no bico”! Será que aquilo dos submar…não pode ser!

Quanto ao OE, desconheço o conteúdo, se é bom ou se é mau, não faço a mínima ideia, o facto é que o país não pode estar em suspenso. Espero que no meio disto tudo haja estadistas preocupados com o rumo que a nossa tão maravilhosa pátria está a tomar.

Mesmo assim arrogo-me a comentar, que se fossem os outros a fazer se calhar não seria melhor.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

"E esta heim?"

Pedro Miguel de Santana Lopes

É isso mesmo o PPD/PSL acaba de ser agraciado com Grã-Cruz da Ordem de Cristo, uma vez que desempenhou funções de relevo na vida política portuguesa.

Como diria o Fernando Pessa "E esta heim?"

Desculpem mas não faço comentários!


Apocalipse na RTP











"Apocalipse, série documental, de 6 episódios, sobre a segunda Guerra Mundial,é uma impressionante sequência de testemunhos do quotidiano durante o conflito.Apocalipse conta a guerra através dos olhos de quem a viveu, numa narrativa construída exclusivamente através de imagens de arquivo, numa longa sequência cinematográfica. Cinquenta por cento desse arquivo são documentos inéditos, os 6 episódios em cor, alta definição e com o som trabalhado. É uma série francesa, da France Television, uma memória, uma revelação e uma viagem ao centro de um dos mais devastadores conflitos mundiais."

Tive oportunidade de ver o episódio do dia 18, e mais uma vez fiquei desiludido com as horas a que os programas com algum conteúdo passam na televisão pública, sendo que o próximo ainda vai passar mais tarde 1h 15m no dia 25 deste mês.

Bem, vou ter de começar a escrever ao Dr. Paquete a denunciar estes abusos na programação, porque isto assim não pode continuar.

Calorosos abraços, a todos os acérrimos leitores do meu blogue.